Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista da AMDE (RAMDE) foi idealizada com o objetivo de permitir a veiculação e desenvolvimento de estudos teóricos e empíricos que abordem o Direito com auxílio da Economia.

Uma publicação eclética, tanto do ponto de vista metodológico quanto de objeto de estudo, os textos e artigos publicados na RAMDE pretendem também apresentar ao pensamento do jurista  disciplinas econômicas como a microeconomia, a Teoria dos Jogos, a econometria e a Teoria da Escolha Pública (Public Choice), economia comportamental ou ainda outras áreas do conhecimento, como a sociologia e a biologia evolucionária.

Revista da AMDE procura estreitar o diálogo entre juristas e cientistas sociais local e internacionalmente.  Com este objetivo e tendo em vista que a AED é aplicável a contextos sociais, políticos e econômicos muito distintos, a RAMDE nasceu multilíngüe, aceitando trabalhos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.

Além de artigos científicos inéditos, a RAMDE aceita para publicação análises de julgamentos que podem impactar as relações sociais, trabalhos acadêmicos originários de pesquisas em pós graduação stricto e lato sensu, em nível de doutoramento, mestrado e mesmo de graduação em Direito, Economia e Ciências Sociais afins.

 

Políticas de Seção

Artigos - Doutrina

Nesta seção são publicados artigos científicos inovadores ou de revisão, desde que sejam inéditos e tragam alguma contribuição para a compreensão ou resolução de alguma questão jurídica relevante pelo emprego dos métodos da Análise Econômica do Direito ou de outras Ciências Sociais.

Editores
  • Alexandre Cateb
  • Túlio César Machado Martins
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Jurisprudência Comentada

Nesta seção são publicados comentários e análises críticas de julgados que podem trazer interesse para a compreensão e reflexão de temas ligados à análise econômica do direito.

Editores
  • Alexandre Cateb
  • Túlio César Machado Martins
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Trabalhos Acadêmicos

Nesta seção são publicados trabalhos acadêmicos de pesquisa elaborados por pesquisadores em nível de graduação ou pós graduação lato sensu. Tem o objetivo de permitir o estímulo à pesquisa dos pesquisadores iniciantes na análise econômica do direito.

Editores
  • Alexandre Cateb
  • Túlio César Machado Martins
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Teses e Dissertações

Nesta seção publicamos teses e dissertações na íntegra, permitindo aos pesquisadores divulgar seus trabalhos acadêmicos de maneira democrática, gratuita e abrangente.

Serão publicados apenas trabalhos que usem a análise econômica do direito como ferramenta cientifica.

Editores
  • Alexandre Cateb
  • Túlio César Machado Martins
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Revista da AMDE acredita que a melhor forma de oferecer trabalhos de alto nível a seu público é submeter todos os manuscritos a um processo de revisão paritária duplamente anônima.  Assim, todo manuscrito submetido à RAMDE será analisado preliminarmente pelos Editores para averiguação de sua compatibilidade com o escopo da Revista e, em sendo aprovado, será encaminhado para avaliação anônima de pelo menos dois pareceristas.  Os pareceristas serão preferencial, mas não necessariamente, um jurista e um economista.  Os pareceristas serão selecionados dentro da comunidade acadêmica de acordo com seu campo de especialização.

Um manuscrito é avaliado de acordo com sua contribuição para o conhecimento científico, a consistência dos resultados apresentados, a capacidade de comunicação do Autor e o interesse que o trabalho pode despertar na comunidade científica.  Um manuscrito leva em média 3 meses para ser revisto e aprovado e mais 3 meses em adequações exigidas pelos pareceristas e/ou no processo de editoração para publicação.  O Autor pode acompanhar todas as etapas do processo pelo sítio da RAMDE.

 

Instruções para Submissão de Trabalhos pelos Autores

São aceitos trabalhos inéditos originalmente escritos em português, espanhol ou inglês. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e podem não conjugar com as idéias desta Instituição. O autor não será remunerado por publicações na Revista da Associação Mineira de Direito e Economia.

Licença Creative Commons - As matérias da revista podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. Todo o conteúdo do site da Associação Mineira de Direito e Economia está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Double Blind Review - Os artigos são avaliados em regime de duplo-cego, ou seja, os autores nunca saberão quem foram os Revisores, e os Revisores também não sabem quem são os autores. Para que isso possa ocorrer, os arquivos submetidos a avaliação NÃO poderão ter identificação dos autores. Para tanto, NÃO inclua em rodapé o nome ou qualificação dos autores e, ao salvar o arquivo, utilize uma das seguintes recomendações:

  • Com o documento aberto, no menu Ferramentas , clique em Opções e, em seguida, clique na guia Segurança. Marque a caixa de seleção Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar e clique em OK. Em seguida, salve o documento.
  • No menu Arquivo, clique em Propriedades. Na caixa de diálogo, exclua as informações que você não deseja compartilhar.
Os textos devem ser encaminhados de acordo com os seguintes critérios e características técnicas:
  1. Formatação: Papel A-4 (29,7 x 21 cm); margens: superior = 3 cm, inferior = 2 cm, esquerda = 3 cm e direita = 2 cm; editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior, utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12 e espaçamento simples. A extensão do trabalho é livre, mas está sujeita a julgamento do editor quanto à sua inserção na revista. Os quadros, as tabelas, os gráficos e as ilustrações não podem ser coloridos. Deve ser utilizado negrito para dar ênfase a termos, frases ou símbolos, e itálico apenas para palavras em língua estrangeira. Aspas duplas devem ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. As aspas simples devem ser usadas dentro de aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas. Deve ser colocado título no início do trabalho, sem identificação do(s) autor(es).
  2. As figuras, as tabelas e os gráficos devem ser editados em preto e branco, com as legendas e fonte importadas para o arquivo do artigo. Também devem ser fornecidos, juntamente com o arquivo original, se produzidos em Excel, PowerPoint, etc.
  3. Apresentar em página separada: título do trabalho em português e inglês, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de titulação acadêmica e posição profissional e/ou acadêmica atual, organização ou instituição de vinculação, endereço para correspondência, e-mail. Se houver mais de um autor, informar por ordem decrescente de contribuição de cada autor ao trabalho.
  4. Enviar resumo do texto em português e inglês, em que constem objetivo, método, resultado e conclusões, bem como de três a cinco palavras-chaves, em ambas as línguas, para difusão internacional. O resumo deve ter até 100 palavras.
  5. As notas devem ser colocadas no rodapé de cada página em que aparecem.
  6. Os trabalhos devem ser submetidos pela página da revista na Internet, cumprindo as orientações determinadas no processo de submissão eletrônica.As citações devem ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso). Referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citados devem ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, incluindo apenas as de obras citadas no texto, de acordo com a norma da ABNT-NBR- 6023/ago2002. Alguns  exemplos:

Livro de um só autor:

  • FRANCO, Vera Helena Mello. Manual de Direito Comercial. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

 

Livro com mais de três autores:

  • SOBESTIANSKY, J. et al. Suinocultura intensiva: produção, manejo, e saúde do rebanho. Concórdia: EMBRAPA: CNPSA, 1998.

 

Capítulos de livro:

  • MARIANI, Bethânia. Os primórdios da imprensa no Brasil: ou de como o discurso político constrói a memória. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.) Discurso fundador: a formação do País e a construção da identidade nacional. 2. ed. Campinas: Pontes, 2001, p. 31-42.

 

Dissertações ou teses:

  • BERNARDI, Pedro Antônio. A comunicação na gestão de instituições de ensino superior. Curitiba, 1995. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. CONGRESSO BRASILEIRO DE JORNALISMO EMPRESARIAL, ASSESSORIA DE IMPRENSA E RELAÇÕES PÚBLICAS, 5., São Paulo, 2002, Anais... São Paulo: USP, 2002.

 

Trabalhos apresentados em Congresso:

  • QUIROGA, Sérgio Ricardo. Ciência, e incertidubles: dilemas de la divulgacioón científica latinoamericana. In: CONGRESSO DE JORNALISMO IBEROAMERICANO, 7., Campo Grande, 2001. Anais... Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2001.

 

Artigos de revistas:

  • AREU, Graciela Inês Presas. El modelo normativo: Habermas; “...una espina em el costado de la realidad social. Revista de Estudos da Comunicação, Curitiba, v. 2, n. 5, p. 17-26, mar. 2002.

 

Artigos da Internet:

  • LOPES, Ilza Leite. Estratégia de busca na recuperação da informação: revisão de literatura. Ci. Inf. Brasília, v. 31, n. 2, 2002, Disponível em: http://www.scielo.br Acesso em 5 abr. 2002.

 

 

Periodicidade

A Revista da AMDE tem periodicidade semestral, publicando-se os artigos imediatamente após sua aprovação pelos Editores.

 

Política de Acesso Livre

As matérias da revista podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. Todo o conteúdo do site da Associação Mineira de Direito e Economia está licenciado sob uma licença <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/">Creative Commons.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...